Skate para crianças: é seguro?

Fraturas decorrentes de quedas são comuns entre idosos. Saiba como evitar
27 de outubro de 2021
Conheça o que há de mais inovador em Terapia por Ondas de Choque
25 de novembro de 2021
skate para crianças

Uso de skate requer itens de proteção

Desde o sucesso da skatista Rayssa Leal, a Fadinha, de apenas 13 anos, nas Olimpíadas de Tóquio, muitas crianças começaram a andar de skate. Mas, afinal, o esporte é seguro para os pequenos?

As vendas  de skates e a procura por aulas dessa modalidade no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos meses.

A equipe de ortopedistas do Centro Ortopédico Paulistano incentiva a prática esportiva, inclusive, entre as crianças.

Porém, os médicos alertam que é fundamental o uso de todos os equipamentos de segurança.

De acordo com o Dr. Henrique Pellacani F. Soutello, especialista em Ombro no COP, a falta de acessórios adequados, durante a prática de skate, tem levado cada vez mais crianças ao Pronto Socorro.

O médico acrescenta que a maioria são meninos, com idade a partir de 10 anos, e iniciantes no esporte.

“As fraturas mais comuns são no braço, antebraço, cotovelo, ombro e na clavícula. Traumatismos cranianos também podem ocorrer como consequência de uma queda”.

Para o ortopedista, além dos equipamentos de proteção, é fundamental que a criança comece a andar de skate quando tiver adquirido habilidades básicas, por exemplo, de equilíbrio e coordenação motora.

“Além disso, cautela nunca é demais. Manobras radicais, sem o devido cuidado e a supervisão de um adulto, podem provocar acidentes graves”.

Lesões no joelho e tornozelo

O Dr. Samuel Cho, especialista em Joelho no COP, lembra que o skate é um esporte radical, que exige muito cuidado para evitar lesões graves. “Por isso, as fraturas e entorses no joelho são bastante comuns nessa modalidade”, destaca.

O especialista cita, por exemplo, as lesões ligamentares, de menisco e de cartilagem como as mais prevalentes em traumas no joelho decorrentes de quedas de skate.

“As entorses e as lesões ligamentares de tornozelo também são bem frequentes, principalmente, quando o skatista salta alto e acaba perdendo o equilíbrio ao se apoiar de volta na pista”, acrescenta.

Segundo o ortopedista do COP, o tratamento pode ser conservador, com imobilização e fisioterapia na região afetada. Em casos graves, normalmente, o procedimento é cirúrgico.

Cuidados na prática de esportes

Especialmente para as crianças, os equipamentos de proteção são indispensáveis para a prática de qualquer esporte, pois ajudam a evitar lesões graves.

Os principais acessórios de segurança são: capacete, cotoveleiras, joelheiras e protetores de punho.

Outra recomendação é usar skate infantil, mais leve e menor, pois foi projetado para o tamanho e peso da criança, e ainda um tênis que ofereça mais firmeza e segurança nas manobras.

Em caso de dúvidas sobre tratamentos para lesões esportivas, agende uma consulta com um dos especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação