Saiba como evitar lesões no joelho no retorno às atividades físicas

Conheça as lesões no ombro mais comuns na prática esportiva
6 de agosto de 2021
Conheça os benefícios da Terapia por Ondas de Choque
23 de setembro de 2021

Com o fim das medidas mais restritivas e a reabertura de parques e academias em várias cidades brasileiras, muita gente está retomando a prática de atividades físicas.

Apesar de este ser um momento muito aguardado, esse retorno, depois de um longo período de inatividade, exige alguns cuidados.

O ortopedista Dr. Samuel Cho, especialista em joelho do Centro Ortopédico Paulistano (COP), alerta para o risco de lesões, caso haja uma retomada abrupta das atividades esportivas.

De acordo com o especialista, um longo tempo sem se exercitar causa perda de massa muscular, que é responsável por manter o equilíbrio, a sustentação e estabilidade das articulações.

O médico do COP explica que, com a musculatura atrofiada, pode haver sobrecarga nas articulações, especialmente, nos joelhos, o que aumenta o risco de lesões.

“Por essa razão, recomenda-se, antes da retomada das atividades, uma preparação e o fortalecimento da musculatura”, destaca o médico.

Além do fortalecimento muscular, outra recomendação importante para evitar lesões no joelho é o retorno gradativo às atividades físicas.

“Se você ficou muito tempo parado, o ideal é retornar aos poucos, ou seja, de maneira gradativa até que a musculatura esteja fortalecida”, recomenda o Dr. Samuel Cho.

Um exemplo é realizar metade do que realizava antes de parar os treinos e, aumentar, gradativamente, o número, a intensidade e o tempo dos exercícios.

Confira outras recomendações do ortopedista do COP:

Não sobrecarregue as articulações
Evite abusos nesse retorno, pois qualquer excesso pode sobrecarregar as articulações por conta da musculatura atrofiada.

Faça exercícios que já esteja acostumado
Fazer uma atividade física, que nunca foi feita antes, também pode ser arriscado neste momento em que o corpo está se acostumando novamente à prática esportiva.

Diminua o peso
O retorno à musculação também deve ser gradativo, ou seja, volte pegando menos peso e aumente aos poucos. A carga máxima nesse retorno também pode levar a uma lesão, com o rompimento de alguns grupos musculares.

Não esqueça de se alongar
Faça sempre exercícios de alongamento antes e depois da atividade física. Por conta do encurtamento da musculatura, o risco de sobrecarga e de lesão muscular é maior quando não há o aquecimento adequado.

Continue protegendo a todos
Durante a prática esportiva em parques e academias, respeite o distanciamento social, use máscaras e higienize as mãos com álcool em gel.

Se você tem mais dúvidas sobre como evitar lesões no joelho, agende uma consulta com o ortopedista do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação