Saiba as implicações de ser um atleta de fim de semana

Fraturas no ombro – saiba mais sobre as fraturas na escápula
30 de julho de 2019
Conheça as principais causas da escoliose
23 de agosto de 2019

Algumas pessoas praticam exercícios físicos somente aos sábados e domingos. Devido à falta de tempo durante a semana, elas não conseguem incluir a atividade em suas rotinas diárias.

Mas o que estes atletas não sabem é que se exercitar somente uma ou duas vezes por semana pode acarretar complicações ortopédicas.

Segundo o Dr. Maurício de Moraes, especialista em quadril, do Centro Ortopédico Paulistano (COP), a prática de exercícios apenas aos finais de semana aumenta o risco de lesões, pois não há o condicionamento adequado durante os outros dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O médico acrescenta que o ideal é realizar a atividade física de três a quatro vezes por semana. “A atividade regular ajuda o atleta a ganhar e fortalecer a musculatura, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória”, explica o Dr. Maurício.

O ortopedista destaca ainda que a musculatura precisa de descanso após o estímulo para poder crescer, mas que esse processo só ocorre quando há ritmo e periodicidade adequados.

Por isso, para um atleta, é sempre necessário manter a frequência e o foco em suas atividades. “Assim, o condicionamento físico adquirido o ajudará na prevenção de possíveis lesões”, acrescenta o médico.

Se você tem alguma dúvida sobre lesões durante a prática de exercícios, entre em contato com um dos especialistas do COP!

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação