Evite lesões nos joelhos

Você sabe o que é a artrose do ombro?
21 de março de 2019
Inscrições abertas para a Superman & Supergirl Run
9 de abril de 2019

Os joelhos são membros fundamentais na estrutura do organismo, pois são responsáveis por suportar o peso de todo o corpo.

Com isso, a região acaba sendo bastante exigida durante o desempenho de diversas atividades físicas.

Entre as lesões que mais afetam os joelhos, estão a tendinopatia patelar, a tendinopatia do quadríceps e a condromalácia patelar, que provocam inflamação, dores fortes ou até incapacidade física.

“Todas essas patologias são causadas pela sobrecarga, ou seja, pelo aumento da pressão na articulação do joelho”, destaca o Dr. Samuel Cho, ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano, especialista em joelhos.

Tratamento

O médico acrescenta que existem duas linhas de tratamento: uma mais conservadora, em que o paciente é submetido a sessões de fisioterapia, acupuntura, infiltração (injeções de medicamento nos joelhos) e até mesmo visco-suplementação (aplicação de um líquido viscoso para preencher a cartilagem).

A outra opção de tratamento, adotada em casos mais graves, são as cirurgias reparadoras. “Os procedimentos cirúrgicos podem auxiliar na recuperação de lesões de alta complexidade, devolvendo ao paciente a plena condição física”, conclui o ortopedista Samuel Cho.

Prevenção

Para evitar esses tipos de patologia, o médico recomenda:

  • começar uma atividade física de forma gradativa;
  • manter a parte muscular fortalecida;
  • fazer um bom alongamento dos isquiotibiais (conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa).

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação