Você sabe o que é a artrose do ombro?

Saiba mais sobre a hérnia de disco
14 de março de 2019
Evite lesões nos joelhos
27 de março de 2019

A artrose ou osteoartrose do ombro é o desgaste da articulação, que causa dor e limitação progressiva e, muitas vezes, incapacitante, nos movimentos da região.

De acordo com o Dr. Henrique Pellacani Fernandes Soutello, especialista em ombro e cotovelo do Centro Ortopédico Paulistano (COP), a incidência do problema tem aumentado nos últimos anos devido ao aumento da expectativa de vida da população.

A causa da artrose do ombro pode ser dividida em:

  • primária, quando há o desgaste natural do membro;
  • secundária, quando ocorre uma sequela ou complicação de alguma doença prévia na região (fratura, infecção, necrose avascular, artrite reumatoide, etc.).

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame clínico e exames complementares. “O Raio-X simples, geralmente, consegue detectar e constatar o grau de artrose. Já a ressonância magnética e a tomografia computadorizada ajudam a fornecer mais detalhes”, explica o Dr. Henrique.

O tratamento inicial costuma ser conservador, com a recomendação ao paciente de fisioterapia e medicamentos para o controle da dor. “Já o tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador ou em casos de artrose mais avançada”, acrescenta o médico.

As opções de procedimentos cirúrgicos vão desde a artroscopia para a limpeza da articulação (principalmente em pacientes jovens ou em artrose não avançada) até a artroplastia, na qual a articulação é substituída, total ou parcialmente, com a colocação de prótese.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação