Dores no corpo pioram durante a pandemia

Novembro Azul
3 de novembro de 2020
Praticar atividade física, com regularidade, diminui o risco de internação pela Covid-19
4 de dezembro de 2020

Médico do COP comenta o aumento do número de pessoas com problemas na coluna e dá dicas para minimizar o incômodo

Devido à pandemia do novo coronavírus, a população teve de ficar em casa por muito mais tempo, portanto, deixou de lado hábitos saudáveis, que ajudam a minimizar as dores no corpo. Essa é a avaliação do especialista em coluna do Centro Ortopédico Paulistano (COP), Dr. Fabrício Ueno.

De acordo com uma pesquisa realizada pela UFMG, Unicamp e Fiocruz, antes da pandemia no País, 18% dos indivíduos reclamavam de problemas na coluna. Atualmente, esse índice aumentou para 41% da população.

Anteriormente, as pessoas passavam cerca de quatro horas por dia em frente aos eletrônicos e, por consequência do isolamento social decretado nos Estados, a média passou para cinco horas diárias.

Além disso, muitos brasileiros têm trabalhado de maneira improvisada em suas casas, ou seja, sem as condições ergonômicas adequadas para manter a postura correta e prevenir problemas ortopédicos.

Para o Dr. Fabrício, além da falta de atividade física, o estresse e a ansiedade adquiridos durante a quarentena também contribuem para o aumento das dores no corpo.

Desta forma, algumas medidas simples podem ajudar a minimizar o problema. “Pratique exercícios físicos com regularidade; utilize equipamentos adequados para trabalhar em home office; procure ler e conversar com outras pessoas para aliviar o estresse e a ansiedade, além de tirar alguns momentos para relaxar”, recomenda o ortopedista.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação