Novembro Azul

Parques voltam a funcionar em São Paulo
29 de outubro de 2020
Dores no corpo pioram durante a pandemia
12 de novembro de 2020

COP apoia campanha mundial de combate ao câncer de próstata

Neste mês, é celebrado o Novembro Azul, campanha mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, além dos cuidados com a saúde do homem.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre aqueles com mais de 50 anos e a segunda doença que mais mata homens no mundo. No entanto, pode aparecer mais cedo, sobretudo quando há histórico familiar.

Entre os sintomas da doença, estão a dor pélvica, dor ou ardência ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.

Alguns fatores podem contribuir para que o surgimento desse tipo de câncer, como histórico familiar, idade, sedentarismo e obesidade, alimentação inadequada rica em gorduras, disfunção hormonal, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Os exames de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico) são muito importantes para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, que tem 90% de cura se descoberta no estágio inicial.
Outras medidas de prevenção são:

– evitar exposição a fatores como poluição, fertilizantes e substâncias químicas;
– praticar exercícios físicos regularmente;
– ter uma alimentação saudável;
– não fumar;
– beber com moderação;
– cuidar da saúde mental;
– realizar os exames de saúde e visitas ao médico com periodicidade.

O COP apoia a campanha Novembro Azul e recomenda: deixe os tabus de lado e cuide-se!

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação