Conheça as lesões mais comuns nas férias escolares e como prevenir

Junho Verde – Mês Internacional de Conscientização sobre a Escoliose
27 de junho de 2022
Fraturas do úmero: conheça os tipos de lesão e como tratar
11 de agosto de 2022

As férias escolares já começaram e, após dois anos de restrições, as crianças podem enfim se divertir e brincar ao ar livre.

Como evitar riscos de lesões em crianças

Como evitar riscos de lesões em crianças

Mas, é justamente nesse momento tão aguardado que os pais devem  adotar alguns cuidados para diminuir o risco de lesões nos pequenos.

As crianças menores de 10 anos, cujo sistema musculoesquelético ainda está em desenvolvimento, costumam se machucar em playground e atividades ao ar livre.

Já os pré-adolescentes e adolescentes frequentemente sofrem lesões durante a prática esportiva, como, por exemplo, futebol, bicicleta, skate e patins.

Lesões mais comuns nas férias escolares

As lesões mais comuns nesse período intenso de brincadeiras e atividades físicas são as contusões, entorses e fraturas.

As contusões geralmente são mais leves, causadas por pequenas quedas ou impactos e, de forma geral, não afetam, por exemplo, os ligamentos, cartilagens ou estruturas ósseas.

Já as entorses acontecem por falhas no movimento, causando lesões ou até fraturas nos ligamentos.

Por fim, a fratura propriamente dita é uma ruptura total ou parcial do tecido ósseo e tem relação direta com quedas de alturas maiores.

De acordo com o Dr. Samuel Cho, ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano (COP) e especialista em Joelho, as fraturas mais comuns são no braço, antebraço, cotovelo, ombro e na clavícula.

Como prevenir lesões

A boa notícia é que a maioria das lesões mais comuns nas férias pode ser evitada com os alguns cuidados e o uso de proteção adequada.

“No caso do skate, além dos equipamentos, o ideal é que a criança comece a praticar quando já tiver adquirido habilidades básicas, equilíbrio e coordenação motora”, ressalta do Dr. Samuel.

O médico acrescenta que os itens de proteção são indispensáveis para a prática de qualquer esporte, pois ajudam a evitar lesões graves.

Os principais acessórios de segurança são: capacete, cotoveleiras, joelheiras e protetores de punho.

Outra recomendação é evitar chinelos ou sandálias nas atividades ao ar livre. O ideal é um tênis que esteja firme nos pés e com solado antiderrapante.

Os pais ou responsáveis também devem avaliar se a atividade é compatível para o tamanho e a idade da criança e se o local é adequado para a prática esportiva ou brincadeira.

Em caso de dúvidas sobre tratamentos para lesões esportivas, agende uma consulta com um dos especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação