Saiba mais sobre a lesão slap

Dor lombar em praticantes de atividade física
8 de março de 2019
Saiba mais sobre a hérnia de disco
14 de março de 2019

A lesão slap no ombro, também conhecida como lesão do lábio superior anterior posterior, ocorre no ponto de inserção de uma das porções do músculo bíceps.

O tendão longo do bíceps se insere na parte superior do lábio, uma estrutura fibrocartilaginosa que recobre a articulação do ombro.

De acordo com o Dr. Henrique Pellacani Fernandes Soutello, especialista em ombro e cotovelo do Centro Ortopédico Paulistano (COP), um movimento abrupto de tração sobre o bíceps ou pequenos traumas de repetição podem levar à lesão slap.

Trata-se de uma das lesões do ombro mais comum em praticantes de atividades esportivas, como musculação, arremesso ou aquelas que exigem movimentos rotacionais. “O problema costuma provocar dor na região, principalmente durante a prática do esporte”, ressalta o Dr. Henrique.

O diagnóstico é realizado por meio de avaliação clínica e exames de imagem, como a ressonância magnética ou artroressonância magnética.

O tratamento inicia-se, geralmente, com medidas fisioterápicas, mas pode evoluir para cirurgia se o tratamento convencional não promover a melhora do paciente. “Em procedimentos cirúrgicos, normalmente, fazemos o reparo da lesão por meio de artroscopia”, revela o ortopedista.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação