Problemas ortopédicos pioram no inverno

Dia Nacional da Saúde
5 de agosto de 2020
Como retornar às atividades físicas de forma segura
27 de agosto de 2020

Especialista do COP recomenda medidas simples para evitar as dores agravadas nos dias mais frios

Em dias frios, é comum o agravamento de algumas doenças respiratórias, alergias, ressecamento da pele, entre outras. O que muita gente não sabe é que os sintomas decorrentes de problemas ortopédicos também aumentam no inverno.

Entre as patologias ortopédicas que podem piorar com o frio, está a lombalgia. “O problema é agravado porque as baixas temperaturas podem provocar contrações e inflamações dos nervos”, explica o Dr. Maurício de Moraes, especialista em quadril do Centro Ortopédico Paulistano.

O médico acrescenta que as dores articulares, de artrites e artroses em geral também tendem a piorar nos dias mais frios. “Isso geralmente acontece por conta da rigidez articular”, explica o Dr. Maurício.

O tratamento inicial inclui repouso relativo, calor local, uso de analgésicos e, principalmente, uma consulta ao médico ortopedista.

De acordo com o especialista do COP, algumas medidas simples podem ajudar a driblar os problemas ortopédicos agravados pelo frio:

– realizar atividades físicas, que proporcionam proteção muscular;

– manter-se aquecido com roupas adequadas para baixas temperaturas;

– evitar choques térmicos;

– não ficar sentado por mais de 50 minutos, pois isso ajuda a poupar a coluna.

Em caso de dúvidas sobre problemas ortopédicos que pioram nos dias frios, marque uma consulta com um dos especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação