Como retornar às atividades físicas de forma segura

Problemas ortopédicos pioram no inverno
25 de agosto de 2020
São Silvestre é adiada para 2021
23 de setembro de 2020

Médico do COP recomenda alguns cuidados para evitar sobrecarga nas articulações e lesão muscular na volta à prática esportiva

Os 70 parques municipais, que já estão abertos na capital paulista, voltaram ao horário normal de funcionamento durante a semana. O Ibirapuera, por exemplo, está com os portões abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h da manhã até a meia-noite.

Com a reabertura desses espaços e de academias, muitas pessoas estão retomando a prática de atividades físicas.

O Dr. Samuel Cho, especialista em joelho do Centro Ortopédico Paulistano (COP), alerta que, depois de um longo período de inatividade, esse retorno deve ser gradativo.

Segundo o médico, com a musculatura atrofiada, pode haver sobrecarga nas articulações, o que acaba levando a um quadro de dor e processo inflamatório.

Confira mais dicas para retornar às atividades físicas de forma segura:

Reinicie aos poucos: opte em realizar metade do que realizava antes de parar os treinos e aumente, gradativamente, o número de séries ou de quilômetros percorridos. Faça o mesmo com tempo dedicado à prática esportiva, ou seja, comece devagar e vá aumentando com passar dos dias.

Não sobrecarregue as articulações: evite abusos nesse retorno, pois qualquer excesso pode sobrecarregar as articulações por conta da musculatura atrofiada.

Faça exercícios que já esteja acostumado: fazer uma atividade física, que nunca foi feita antes, também pode ser arriscado neste momento em que o corpo está se acostumando novamente à prática esportiva.

Diminua o peso: o retorno à musculação também deve ser gradativo, ou seja, volte pegando menos peso e aumente aos poucos. A carga máxima nesse retorno também pode levar a uma lesão, com o rompimento de alguns grupos musculares.

Não esqueça de se alongar: faça sempre exercícios de alongamento antes e depois da atividade física. Por conta do encurtamento da musculatura, o risco de sobrecarga e de lesão muscular também é maior quando não há o aquecimento adequado.

Continue protegendo a todos: durante a prática esportiva em parques e academias, respeite o distanciamento social, use máscaras e higienize as mãos com álcool em gel.

Se você tem mais dúvidas sobre como retornar às atividades físicas de forma segura, entre em contato com os especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação