Fratura no ombro – saiba mais sobre as fraturas na clavícula

Uso excessivo do celular pode causar problemas na coluna
19 de junho de 2019
Joelheira: usar ou não durante a prática esportiva?
12 de julho de 2019

As fraturas na região do ombro, que compreende a extremidade proximal do úmero, a clavícula e a escápula, são frequentes e correspondem a cerca de 5% de todas as fraturas do corpo humano.

Na clavícula, as fraturas mais comuns ocorrem devido ao trauma direto sobre a região ou indireto sobre o membro superior com a mão estendida.

De acordo com o Dr. Henrique Pellacani Fernandes Soutello, ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano (COP), especialista em ombro, o problema pode ser reconhecido pelo próprio paciente quando surgem os primeiros sintomas: dor, possível deformidade, limitação de movimento e necessidade de apoiar o braço afetado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diagnóstico também costuma ser simples, com a realização de radiografias que auxiliam na identificação do tipo de fratura e na escolha do tratamento adequado.

“Normalmente, o tratamento é clínico, com imobilização inicial, acompanhamento médico e reabilitação após a consolidação da fratura”, explica o médico do COP.

O Dr. Henrique Soutello acrescenta que a cirurgia é realizada apenas em alguns casos específicos, dependendo do tipo de fratura, ou quando ocorre alguma falha na consolidação da fratura.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação