Como escolher o travesseiro e evitar dores musculares

Fraturas no ombro – saiba mais sobre as fraturas no úmero
28 de maio de 2019
Uso excessivo do celular pode causar problemas na coluna
19 de junho de 2019

Você sabia que a escolha do travesseiro pode fazer toda a diferença para evitar dores musculares e na região da coluna?

Muitas vezes, esses desconfortos são associados a doenças ortopédicas ou esforços que vão além do limite individual. Porém, uma simples mudança na rotina ou o uso de um travesseiro inadequado pode ser a principal causa.

O Dr. Maurício de Moraes, do Centro Ortopédico Paulistano (COP), explica que um bom travesseiro proporciona o relaxamento de toda a musculatura do corpo, evitando dores e espasmos musculares.

Mas, afinal, como escolher o travesseiro ideal? A primeira dica é testá-lo. “Quando a pessoa estiver deitada de lado, deve existir uma linha reta da cabeça à coluna lombar, por meio do apoio no travesseiro e da pressão correta dos ombros e quadril no colchão”, destaca o ortopedista.

Além disso, o uso de um travesseiro entre os joelhos também auxilia no conforto da musculatura da coluna e das pernas. Contudo, é necessário trocá-lo quando estiver deformado e não suportar a carga do corpo adequadamente.

O Dr. Maurício dá dicas de estilos de travesseiros para pessoas que preferem dormir de lado ou até mesmo de bruços.

– Para quem dorme de bruços: travesseiro de viscoelástico.
Por ser automoldável, esse tipo de travesseiro é o mais indicado por não pressionar as áreas salientes. Ao acomodar melhor a cabeça, força menos o pescoço.

– Para quem dorme de lado: travesseiro anatômico.
O formato recortado acomoda o ombro, enquanto o tecido repleto de furos é ventilado. Esse tipo de travesseiro tem recheio de flocos de fibras de algodão e revestimento de microfibra.

Você tem dores musculares e na região da coluna? Então, agende sua consulta no COP.