Cirurgia endoscópica da coluna entra no Rol da ANS

Como cuidar bem da sua coluna?
20 de maio de 2021
Junho verde: mês internacional da conscientização sobre a escoliose
15 de junho de 2021

Dr. Maurício de Moraes e Dr. Fabríco Ueno, ortopedistas do COP, durante cirurgia endoscópica da coluna

Recentemente, a cirurgia endoscópica da coluna foi incluída pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Na prática, a medida significa que os procedimentos cirúrgicos, como por exemplo a endoscopia da coluna, passam a ter cobertura dos planos de saúde.

A técnica é voltada para tratamentos de hérnias de disco, síndromes compressivas, cistos lombares e alguns tipos de estenose do canal vertebral.

Apesar de a ANS ter aprovado a cobertura da cirurgia endoscópica da coluna somente agora, os procedimentos endoscópicos têm se consolidado há mais de 30 anos na área da Ortopedia.

A Alemanha, os Estados Unidos e os países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, por exemplo, destacam-se na adoção dessa técnica nas cirurgias na coluna há mais de 20 anos.

No Centro Ortopédico Paulistano, o procedimento é realizado há mais de uma década pelos ortopedistas Dr. Maurício de Moraes e Dr. Fabrício Ueno, que se especializaram na área participando de treinamentos e cursos na Alemanha, Estados Unidos e Colômbia.

Saiba mais sobre a cirurgia endoscópica da coluna

A cirurgia endoscópica da coluna é realizada através de pequenas incisões, dentro de protocolos científicos de indicação.

“O objetivo é o melhor resultado, associado a menor lesão tecidual, sangramento mínimo e tempo reduzido de hospitalização”, destaca o Dr. Maurício de Moraes.

A técnica requer a infusão de soro fisiológico e visualização em telas de alta definição.

“Mais recentemente, com a melhoria das imagens, o treinamento dos cirurgiões e dos instrumentais, o procedimento tornou-se ainda mais eficaz para cirurgias na coluna”, acrescenta o Dr. Fabrício Ueno.

Procedimentos serão mais acessíveis

Para os médicos do COP, com a entrada no Rol da ANS, os procedimentos endoscópicos na coluna ficarão mais acessíveis a todos por meio dos planos de saúde.

Além disso, quando bem indicada e pertinente ao diagnóstico, a técnica passa a fazer cada vez mais parte do arsenal terapêutico dos cirurgiões de coluna.

Para mais informações sobre os procedimentos endoscópicos na coluna, entre em contato com a equipe do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação