Atletas devem redobrar a atenção com os joelhos

COP oferece Terapia por Ondas de Choque
7 de maio de 2019
Fraturas no ombro – saiba mais sobre as fraturas no úmero
28 de maio de 2019

Quando o assunto é esporte, ninguém tem dúvida sobre os inúmeros benefícios para a saúde. Porém, algumas atividades físicas podem gerar desgastes em membros e músculos se forem realizadas com mais intensidade ou pouco preparo.

De acordo com o Dr. Samuel Cho, do Centro Ortopédico Paulistano (COP), a região dos joelhos é uma das mais afetadas durante a prática esportiva.

Ele explica que, entre as modalidades que mais causam danos nos joelhos dos atletas, estão o vôlei, por exigir saltos e agachamentos, o basquete e o futebol, que exigem muita força muscular e deslocamento de direção de forma brusca e repetitiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para minimizar os impactos, é fundamental ter o condicionamento físico adequado à frequência e à intensidade da atividade. “Além disso, fazer alongamento antes e depois dos exercícios e usar o tênis apropriado ao tipo de pisada ajudam a evitar lesões nos joelhos e membros inferiores”.

Já quem precisa escolher um exercício de menor impacto pode optar pela natação e pelo ciclismo. “As atividades, que não fazem pressão direta nos joelhos, são as mais indicadas nesses casos”, explica o ortopedista do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação