Vai participar da São Silvestre? Saiba os cuidados que deve tomar com os joelhos

Cuidados com a saúde no verão
17 de dezembro de 2019
Médico do COP recomenda intercalar corrida com caminhada
7 de janeiro de 2020

Se você é um dos inscritos da 95ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, essa é a hora de se preparar para o grande dia.

Como é uma prova longa e de extremo impacto, exige muito esforço físico, principalmente do quadril, das pernas e dos joelhos.

Para o Dr. Samuel Cho, do Centro Ortopédico Paulistano, algumas medidas simples podem evitar problemas para o atleta. “Chegar no dia da corrida bem preparado é essencial para ter um bom desempenho e evitar possíveis lesões”.
Confira mais dicas do ortopedista do COP:

– Fortaleça os músculos: o fortalecimento muscular diminui as chances de lesões e sobrecarga das articulações. Por isso, fortaleça especialmente a musculatura do quadril, que protege, sustenta e amortece os joelhos, minimizando o impacto exagerado de uma prova como a São Silvestre.

– Treine: procure simular o percurso e treinar no mesmo horário que acontecerá a corrida. Assim, você prepara o seu organismo para aquela situação e estará mais confiante e confortável.

– Não exagere: exagerar no treino não é uma boa ideia. Quando forçado, o joelho trabalha muito próximo ao seu limite e pode sofrer alguma lesão. O ideal manter os treinos, aumentando o ritmo gradativamente.

– Faça agachamentos: esses movimentos de flexão fortalecem toda a musculatura, principalmente do quadril e dos joelhos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

Crédito: RUN 4 FFWPU FROM PEXELS