Sociedades médicas recomendam avaliação cardiológica para retomar as atividades físicas depois da Covid-19

Previna-se das dores nas costas e na lombar!
11 de dezembro de 2020
Começou o ano cheio de energia para a atividade física?
15 de janeiro de 2021

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), lançou uma diretriz sobre a retomada das atividades físicas após a contaminação pela Covid-19.

De acordo com as duas entidades, o retorno seguro aos exercícios físicos só deve ocorrer após uma avaliação médica, preferencialmente cardiológica, e a realização de alguns exames, como o eletrocardiograma.

O alerta decorre de inúmeros relatos ao redor do mundo de comprometimento cardiovascular em pessoas acometidas pela doença. Entre as complicações citadas no documento, estão arritmias, miocardite e insuficiência cardíaca.

No entanto, nem sempre a pessoa percebe que ficou com uma sequela no coração, que pode piorar durante uma atividade física por conta do esforço extra ou e levar à morte súbita.

Ainda segundo as entidades, os danos ao coração independem da gravidade do quadro, ou seja, mesmo os indivíduos, que tiveram sintomas leves da Covid-19, podem apresentar problemas no sistema cardiovascular.

A infecção pelo novo coronavírus também pode ser um fator que piora uma doença cardíaca pré-existente.

No caso de esportistas competitivos e atletas, a SBC e a SBMEE recomendam uma avaliação cardiológica mais abrangente, o acompanhamento regular e uma reavaliação a médio e longo prazo.

As entidades também orientam que os indivíduos em fase aguda da Covid-19 e/ou sintomáticos não devem reiniciar a prática de atividades físicas. Para o retorno seguro, além da avaliação médica, é necessário aguardar o desaparecimento total dos sintomas.

Para mais informações, acesse o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia: https://www.portal.cardiol.br/post/posicionamento-sobre-avaliacao-pre-participacao-cardiologica-apos-a-covid-19