Estudo comprova os benefícios de fazer exercícios físicos durante poucos minutos por dia

8 de março: Dia Internacional da Mulher
8 de março de 2021
Saiba como evitar dores no pescoço por causa da cervicalgia
25 de março de 2021

Com parques e academias fechados novamente em várias cidades brasileiras, o jeito é praticar exercícios físicos  dentro de casa. Mas, não se desespere!

Uma pesquisa publicada recentemente no The International Journal of Exercise Science mostrou que realizar exercícios com o peso do próprio corpo pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.  

Para melhorar a resistência aeróbica, bastam cinco minutos por dia de flexões com saltos. Porém, o tempo ideal para produzir benefícios mais significativos, de acordo com o estudo, são 11 minutos diários.

Outros exercícios calistênicos, que são aqueles treinamentos que requerem apenas o peso corporal para serem realizados, também são recomendados.

Alguns exemplos de exercícios calistênicos são flexão, prancha e agachamento.

O estudo, que mostrou os benefícios de praticar uma atividade física diariamente e durante alguns minutos, foi realizado com homens e mulheres saudáveis, porém sedentários.

Depois de seis meses, foi constatado que os voluntários que praticaram os exercícios estavam em melhor forma e com aumento de 7%, em média, na sua resistência física.

A atividade física, associada a uma dieta equilibrada, também pode ajudar a driblar alguns sentimentos comuns nesse momento da pandemia, como ansiedade, angústia, irritabilidade, tristeza e dificuldade para dormir.

Porém, vale destacar que as pessoas que estão paradas devem iniciar a prática de exercícios físicos de maneira leve e orientada. “É preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o joelho de forma repentina ou com uma frequência aumentada”, recomenda o Dr. Samuel Cho, ortopedista do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação