Como manter as condições ergonômicas no home office?

Dia Mundial da Saúde
7 de abril de 2020
Dr. Fabrício Ueno, especialista em coluna do COP, concedeu uma entrevista para o site da Sanofi
6 de maio de 2020

Muitas pessoas estão trabalhando em home office para desacelerar a disseminação do novo coronavírus. Porém, nem sempre as condições ergonômicas dentro de casa são adequadas, especialmente no caso daqueles profissionais que passam horas sentados em frente ao computador.

Os principais problemas decorrentes dessa prática são: dores musculares, principalmente nas regiões lombares e cervicais, relacionadas à má-postura, e dores nas pernas, associadas à inatividade física.

O ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano, Maurício de Moraes, especialista em quadril, afirma que as dores lombares têm sido as mais recorrentes. “A queixa que eu mais ouço dos pacientes é de incômodo nas costas, provavelmente, por conta das condições ergonômicas inadequadas”.

Para amenizar eventuais problemas ergonômicos nesse período de quarentena, o médico recomenda medidas simples para quem está trabalhando em home office:

– utilize cadeiras ergonômicas ou que sejam confortáveis para trabalhar;

– opte por apoio de mouse e teclado;

– mantenha o monitor numa altura adequada;

– faça pequenas pausas de hora em hora.

O Dr. Maurício de Moraes também ressalta a importância da prática de atividade física mesmo dentro de casa.

Ele sugere fazer, durante as pausas, alongamentos e caminhadas de 1 a 2 minutos. “Para fortalecer a cervical, execute exercícios para os membros superiores. Para fortalecer a lombar, faça exercícios para os membros inferiores”.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação