Como manter a postura correta no trabalho

Conheça as principais causas da escoliose
23 de agosto de 2019
Saiba mais sobre tendinite calcária
17 de setembro de 2019

Estudos mostram que ficar sentado por muito tempo pode ser tão prejudicial à saúde quanto engordar e fumar. E esse perigo, apesar de ser mais difícil, não exclui aqueles que se exercitam regularmente e que estão com o peso ideal.

Muitas pessoas passam boa parte do tempo sentadas, em frente ao computador, quando estão trabalhando. Porém, nessa posição, a força na região lombar é quatro vezes maior do que a força que incide na coluna quando se está em pé.

Quando os ossos passam longos períodos inativos, os músculos perdem força, flexibilidade e resistência. “Essa postura compromete a estabilidade da coluna, mantendo a musculatura posterior da coxa em posição encurtada, o que pode ocasionar dores lombares, nos ombros e joelhos”, explica o Dr. Maurício de Moraes, especialista em quadril, do Centro Ortopédico Paulistano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, o movimento brusco de girar o corpo para abrir uma gaveta ou jogar algo no lixo, por exemplo, também pode ser prejudicial. “Essas atitudes podem favorecer espasmos da musculatura lombar, principalmente entre aqueles que já apresentam algum problema entre as vértebras da coluna”, acrescenta o médico.

Felizmente, o tratamento na sua maioria não é cirúrgico, entretanto alguns casos mais graves podem necessitar de procedimentos. As intervenções podem ser realizadas por meio de procedimentos minimamente invasivos, que proporcionam ao paciente uma rápida recuperação e excelentes resultados, ou da reeducação postural.

Se você tem alguma dúvida sobre problemas ortopédicos decorrentes da má postura, entre em contato com um dos especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação