Saiba mais sobre tendinite calcária

Como manter a postura correta no trabalho
10 de setembro de 2019
Especialista do COP participa de congresso internacional
26 de setembro de 2019

A tendinite calcária ou tendinopatia calcária é uma doença que ocorre quando forma-se um depósito de sais de cálcio dentro dos tendões do manguito rotador do ombro.

A causa deste acúmulo ainda não é totalmente conhecida. “Sabe-se que ocorre uma diminuição da vascularização em um determinado ponto do tendão, onde se forma a calcificação”, afirma o Dr. Henrique Pellacani Fernandes Soutello, especialista em ombro, do Centro Ortopédico Paulistano (COP).

O principal sintoma da tendinite calcária é a dor na região do ombro, que pode ser bem intensa na fase inicial da inflamação.

 

 

 

 

 

 

 

 

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico e radiografias, que mostram a localização e o tamanho do depósito de cálcio. “A ressonância magnética também pode fornecer maiores detalhes da calcificação e descartar possíveis lesões do manguito rotador”, explica o Dr. Henrique.

No geral, o tratamento é conservador, com fisioterapia e medicamentos para controlar a dor. Contudo, a Terapia por Ondas de Choque tem ganhado cada vez mais espaço no processo e costuma levar a bons resultados. “Já o procedimento cirúrgico por artroscopia é indicado em casos que o tratamento clínico não é eficiente”, destaca o especialista.

Se você possui dores fortes na região do ombro, procure o especialista do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação