Caia no samba, mas com segurança

Pisada
Saiba a importância de usar o calçado certo
12 de fevereiro de 2019
Dor lombar em praticantes de atividade física
8 de março de 2019
Sambe com segurança

Sambe com segurança

O Carnaval está chegando repleto de folia e muito samba. Nas festas de rua, nos bailes e no sambódromo, um acessório é muito comum entre as mulheres: as sandálias de saltos altíssimos.

Mas, você sabia que esse tipo de calçado pode prejudicar a sua saúde? Durante esse período ou logo após, há um aumento significativo do número de atendimentos de mulheres com torções ou fraturas nos pés.

Uma pessoa descalça tem 70% do seu peso sobre o calcanhar e 30% na parte anterior do pé. Ao usar salto alto, esse peso se inverte, sendo concentrado nas pontas dos membros inferiores, causando fortes dores. “Além disso, durante o samba, o impacto acaba sendo constante, tornando os acidentes muito comuns”, comenta o Dr. Mauricio de Moraes, do Centro Ortopédico Paulistano.

Muitas pessoas procuram por sandálias bonitas, esquecendo que a verdadeira função de um calçado é proteger os pés com conforto. “Vale lembrar que a atenção não deve ser apenas com os pés e tornozelos, mas também com os joelhos”, acrescenta o ortopedista.

Para evitar incidentes e danos à saúde, o médico do COP recomenda saltos intermediários, variando de 3 a 4 centímetros de altura, e fôrmas largas, que acomodem os pés.

As rasteirinhas também não são indicadas por conta da falta de amortecimento. “O impacto excessivo pode gerar uma inflamação na planta dos pés”, finaliza o Dr. Maurício.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação