Uso excessivo do celular pode causar problemas na coluna

Como escolher o travesseiro e evitar dores musculares
6 de junho de 2019
Fratura no ombro – saiba mais sobre as fraturas na clavícula
2 de julho de 2019

O uso excessivo do celular, tablet ou qualquer dispositivo eletrônico pode causar problemas ortopédicos, principalmente na região cervical da coluna, devido à má postura.

Quando a pessoa está em pé ou sentada usando o aparelho, normalmente fica com a cabeça pra frente e o pescoço flexionado. Quando está deitada, permanece com o pescoço e a coluna torácica alta em posições inadequadas por longos períodos.

Segundo o Dr. Fabrício Ueno, especialista em coluna do Centro Ortopédico Paulistano (COP), a posição incorreta proporciona maior chance de estresse muscular, dor de cabeça, fadiga e espasmos musculares.

O médico acrescenta que alguns sintomas ajudam a identificar o problema. “Dores no pescoço, nos ombros e irradiadas para os braços, além de formigamento, podem representar posicionamento inadequado da coluna”, destaca o especialista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prevenção 

Uma das melhores formas para melhorar ou evitar os sintomas é aumentar o campo de visão, colocando o aparelho eletrônico numa mesa ou na altura dos olhos. “Isso evita forçar a musculatura do pescoço”, comenta o Dr. Fabrício.

Além disso, um bom condicionamento físico e o uso ponderado do celular, com intervalos regulares, também são métodos preventivos. “Fazer exercícios de postura, como o de retração cervical, ajuda a melhorar os sintomas”, recomenda o ortopedista do COP.

Se você tem dores frequentes na região do pescoço ou coluna, consulte um especialista do Centro Ortopédico Paulistano.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação