Retomada da atividade física exige cuidados para evitar lesões

São Silvestre: confira dicas do COP para ter uma boa performance na prova
29 de dezembro de 2024
Mochila escolar: ortopedista do COP orienta sobre a escolha do modelo ideal
23 de janeiro de 2025
Retomada da atividade física

Retomada da Atividade física

Muita gente inicia o ano decidida a praticar uma atividade física ou retornar aos treinos após um período de férias.

Porém, o início ou a retomada da prática esportiva exige alguns cuidados para evitar riscos de lesões ortopédicas.

O Dr. Samuel Cho, do Centro Ortopédico Paulistano (COP), faz um alerta: “É preciso bom senso, principalmente, entre aqueles que estavam parados ou que nunca treinaram antes”.

A primeira recomendação do ortopedista é passar por uma avaliação cardiológica ou até mesmo um check up para saber se o corpo está apto para retornar à atividade física.

“Outro cuidado é não sobrecarregar o joelho de forma repentina ou com uma frequência exagerada”, destaca o Dr. Samuel Cho.

O ortopedista destaca que os principais problemas decorrentes da prática inadequada de uma atividade física são a sobrecarga patelar e as entorses do joelho.

“Isso pode acarretar em lesões ligamentares, cartilaginosas ou meniscais, que exigem tratamentos específicos ou intervenções cirúrgicas”, alerta.

Por isso, o médico do COP recomenda que o início ou a volta aos treinos seja feita de forma gradativa e criteriosa.

Inatividade pode levar à perda de massa muscular

Segundo o especialista do Centro Ortopédico Paulistano, após um longo período sem se exercitar, o corpo, muitas vezes, também perde massa muscular.

A massa muscular é fundamental para manter o equilíbrio, a sustentação e a estabilidade das articulações.

O médico do COP explica que, com a musculatura atrofiada, pode haver sobrecarga nas articulares, especialmente, nos joelhos, o que aumenta o risco de lesões e outros problemas ortopédicos.

“Por essa razão, recomenda-se, antes da retomada das atividades físicas, a preparação adequada e o fortalecimento da musculatura.”

Para mais informações sobre diagnósticos e tratamentos de lesões ortopédicas, entre em contato com o Centro Ortopédico Paulistano.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação