Médico do COP recomenda intercalar corrida com caminhada

Quedas de idosos: conheça os riscos e saiba como prevenir
19 de março de 2025
Atletas de fim de semana têm maior risco de lesões ortopédicas
8 de maio de 2025

Você sabia que alternar corrida com caminhada pode aumentar seu desempenho nos treinos e ainda evitar lesões ortopédicas?

A recomendação é do Dr. Fabrício Ueno, especialista em Coluna no Centro Ortopédico Paulistano, que explica:

“Alternar corrida com caminhada reduz o risco de lesões porque permite que os músculos se recuperem durante a caminhada, principalmente em percursos longos”, explica.

Intercalar corrida com caminhada ajuda a evitar lesões

Intercalar corrida com caminhada ajuda a evitar lesões

Além disso, segundo o médico, as pausas no ritmo ajudam a manter a frequência cardíaca mais controlada e tornam os treinos menos exaustivos.

Quem está sedentário ou mesmo acima do peso, a estratégia de alternar corrida com caminhada é ainda mais importante.

Além disso, o médico do COP orienta a começar a atividade física em ritmo leve e ir aumentando a velocidade e a distância gradativamente.

“Dessa forma, é possível fortalecer os músculos, tendões e articulações aos poucos e evitar lesões ortopédicas”, enfatiza o Dr. Fabrício Ueno.

Uma sugestão é dividir o treino em blocos de seis minutos e alternar, por exemplo, três minutos de corrida com três minutos de caminhada (3×3) ou quatro minutos de corrida e dois de caminhada (4×2).

E mesmo para aqueles que já estão acostumados com longas distâncias, a recomendação também é inserir nos treinos pequenos trechos de caminhada.

“Por incrível que pareça, essas pausas aumentam a performance inclusive de corredores experientes porque evitam o estresse dos músculos e das articulações”, afirma o ortopedista.

O médico do COP finaliza “E, ao contrário do que se imagina, é necessário fazer pausas para descanso mesmo quando não se sentir cansado para que o corpo se recupere completamente do esforço”.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação