Home office: saiba como manter as condições ergonômicas para trabalhar em casa

Medicina do Esporte: saiba mais sobre uma das áreas de atuação do COP
13 de novembro de 2025
Lesões do joelho no futebol: conheça as mais comuns
28 de novembro de 2025

O home office se tornou, nos últimos anos, uma realidade para boa parte dos trabalhadores no Brasil e em outros países.

Condições ergonômicas no home office

Condições ergonômicas no home office

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, eram quase 6,6 milhões de brasileiros que realizavam as atividades profissionais onde moravam.

O levantamento mostra que as mulheres eram a maioria em home office. Elas somavam 61,6% dos trabalhadores nessa condição.

Observando o total de trabalhadores por sexo, 13% das mulheres exerciam suas atividades profissionais em casa. Entre os homens, a parcela era de 4,9%.

Os dados revelam uma tendência de queda em relação a 2023, mas ainda assim a porcentagem de trabalhadores em domicílio é significativa.

Porém, nem sempre as condições ergonômicas dentro de casa são adequadas, especialmente no caso daqueles trabalhadores que passam horas sentados em frente ao computador.

Os principais problemas decorrentes dessa prática são: dores musculares, principalmente nas regiões lombares e cervicais, relacionadas à má-postura, e dores nas pernas, associadas à inatividade física.

O ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano, Fabricio Ueno, especialista em Coluna, afirma que as dores lombares têm sido as mais recorrentes.

“A queixa que eu mais ouço dos pacientes é de incômodo nas costas, provavelmente, por conta das condições ergonômicas inadequadas”.

Como evitar?

Para evitar ou amenizar esse e outros problemas ortopédicos, o médico recomenda medidas simples para quem está trabalhando em home office:

– utilize cadeiras ergonômicas ou que sejam confortáveis para trabalhar;

– opte por apoio de mouse e teclado;

– mantenha o monitor numa altura adequada;

– faça pequenas pausas de hora em hora.

O Dr. Fabricio Ueno também ressalta a importância da prática de atividade física mesmo dentro de casa.

Ele sugere ainda fazer, durante as pausas, alongamentos e caminhadas de 1 a 2 minutos.

“Para fortalecer a cervical, execute exercícios para os membros superiores. Para fortalecer a lombar, faça exercícios para os membros inferiores”.

Agende uma consulta com um dos especialistas do COP para o diagnóstico correto da lombalgia e outros problemas ortopédicos.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação