Entorse do tornozelo: saiba mais sobre a lesão que afastou o jogador Neymar dos gramados

Tendinite glútea pode provocar dores intensas no quadril
17 de março de 2023
Cirurgia endoscópica é boa opção para tratar problemas de coluna
14 de abril de 2023

O jogador Neymar Jr está afastado mais uma vez dos campos por conta de uma nova lesão ligamentar no tornozelo direito, conhecida como entorse do tornozelo, diagnosticada recentemente.

Entorse do tornozelo afasta Neymar dos gramados

Entorse do tornozelo afasta Neymar dos gramados

Torção ou entorse do tornozelo caracteriza-se pela lesão dos ligamentos que ocorre, normalmente, após movimentos anormais ou bruscos na região, como virar, girar ou torcer.

O atacante já havia sofrido uma lesão no tornozelo direito durante o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, e, por isso, ficou fora da fase de grupos.

Desta vez, no entanto, o camisa 10 do Paris Saint Germain (PSG) foi submetido a uma cirurgia e deve ficar afastado dos campos por até 4 meses.

Estima-se que as lesões ligamentares são responsáveis por até 25% dos casos ocorridos durante a prática esportiva.

De acordo com o Dr. Samuel Cho, ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano, as entorses do tornozelo podem ser ligamentares, multiligamentares ou associadas a fraturas.

Especialista em joelho e tornozelo, o médico acrescenta que essas lesões estão divididas em graus:  I, II e III, dependendo de quantos ligamentos foram afetados.

Diagnóstico e tratamento da entorse do tornozelo

A avaliação da gravidade da lesão deve ser feita sempre por um ortopedista.

O diagnóstico deve ser feito com o auxílio de exames de imagem, como Raio-X e ressonância magnética.

No grau I, quando há o estiramento leve do ligamento, o tratamento costuma ser caseiro, ou seja, com repouso, compressa, uso de meia elástica e aplicação de gelo no local.

“Na entorse de grau II, em que há uma ruptura parcial, porém significativa, do ligamento, pode ser necessária uma imobilização, com o uso, por exemplo, de talas e até muletas.

A Terapia por Ondas de Choque, uma das técnicas conservadoras realizadas no COP, também pode ser indicada no tratamento de lesões ligamentares de grau II.

Já no grau III, quando o ocorre a ruptura completa do ligamento, o tratamento pode incluir gesso ou botas especiais, além da fisioterapia.

A indicação cirúrgica é bastante rara mesmo nas lesões de grau III.

Caso Neymar

Nos últimos anos, o atacante Neymar sofreu vários episódios de lesões no tornozelo, entre outros problemas físicos.

Segundo o Dr. Samuel Cho, neste caso, houve a entorse de repetições, que acabou evoluindo para a instabilidade da articulação.

“Por isso, o jogador foi submetido ao procedimento cirúrgico para a reconstrução ligamentar e estabilização articular”, acrescenta.

A boa notícia, na opinião do ortopedista do COP, é a de que o atacante do PSG voltará às atividades normalmente depois da reabilitação que pode chegar a quatro meses.

“Assim, após esse período, o atacante estará apto, inclusive, ao futebol de alto rendimento”, complementa o médico.

O especialista explica que, em todos os casos de entorse de tornozelo, o tratamento e a recuperação variam conforme o grau da lesão e as condições físicas do paciente.

É possível prevenir entorse do tornozelo?

No caso do jogador Neymar, a prática da atividade física como atividade profissional o deixa mais suscetível a lesões ortopédicas.

Além disso, pessoas que já tiveram lesões ligamentares anteriores também têm mais chance de apresentar o problema novamente.

“Portanto, o acompanhamento rigoroso das lesões se faz necessário a fim de impedir a evolução para instabilidade do tornozelo”, ressalta o Dr. Samuel Cho.

O médico do COP também recomenda algumas dicas simples para evitar entorses de tornozelo:

– uso de equipamentos de proteção e calçados adequados para a prática esportiva;

– aquecimento antes da realização de exercício físico;

– atividades de fortalecimento muscular.

Ainda está com dúvidas sobre entorse ou torção do tornozelo? Entre em contato com um dos especialistas do COP.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação