Congestionamentos podem desencadear doenças ortopédicas

Fraturas do úmero: conheça os tipos de lesão e como tratar
11 de agosto de 2022
Terapia por Ondas de Choque acelera recuperação em lesões esportivas
16 de setembro de 2022
congestionamentos

congestionamentos

Com o retorno das atividades presenciais nos últimos meses, as grandes cidades, como São Paulo, voltaram a registrar altos índices de congestionamentos.

Consequentemente, os motoristas têm passado longos períodos ao volante, sentados na mesma posição.

Além do estresse, os esforços para dirigir podem gerar doenças ortopédicas e agravar dores nas articulações.

Segundo o Dr. Maurício de Moraes, especialista em Coluna e Quadril no Centro Ortopédico Paulistano (COP), ficar muito tempo sentado traz danos às regiões lombar e cervical da coluna:

“A sobrecarga que incide sobre a coluna de alguém sentado pode ser até quatro vezes maior em comparação às posições em pé ou deitado”.

O ortopedista acrescenta que os sintomas mais comuns decorrentes dessa sobrecarga são dores nas costas, na região dorso-lombar, e no pescoço.

Como prevenir dor na região lombar 

Além disso, os movimentos repetitivos para mudar de marcha, por exemplo, podem ocasionar tendinite nos punhos ou bursite (inflamação) na região dos ombros.

“Nos membros inferiores, os movimentos de frear, acelerar e pressionar a embreagem por períodos muito longos podem antecipar o processo natural de desgaste nas articulações dos tornozelos”, acrescenta o ortopedista.

A direção hidráulica ou elétrica e o câmbio automático são úteis para diminuir o esforço no volante, mas não são suficientes para evitar todos os problemas ortopédicos.

<h2>Como driblar os efeitos nocivos do trânsito<\h2>

De acordo com o ortopedista do COP, o ideal é, sempre que possível, procurar rotas alternativas para evitar o congestionamento.

Quando o trânsito for inevitável, o Dr. Maurício de Moraes recomenda fazer pequenos alongamentos dentro do próprio carro.

Entre os exercícios sugeridos pelo médico está a rotação de pescoço, ou seja, alongando-o para frente, para trás e para os lados de forma lenta e acentuada.

“Isso ajuda a relaxar a musculatura, principalmente, na região cervical da coluna e diminuir a tensão sobre os ombros”, comenta o especialista.

Flexionar a planta do pé para acionar a panturrilha e mexer os pés são outras dicas de exercícios para enfrentar a lentidão do trânsito.

Em trajetos longos ou muito congestionados, a recomendação é fazer uma pausa, em um local seguro, e descer do carro para esticar as pernas.

“A prática regular de atividades físicas também pode retardar o desgaste das articulações”, destaca o ortopedista do COP.

Além disso, os exercícios também fortalecem e estabilizam a musculatura, evitando assim problemas ortopédicos.

Se as dores após dirigir forem constantes, a recomendação é procurar um ortopedista para uma avaliação adequada.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação