Comum em atletas, entesite no quadril pode ser evitada

Conheça os médicos especialistas do COP
25 de abril de 2019
COP oferece Terapia por Ondas de Choque
7 de maio de 2019

Esforços na região do quadril, por tempo prolongado e sem o preparo adequado, podem provocar quadros dolorosos, como a entesite.

O quadril é uma das articulações mais importantes do corpo, pois permite movimentos como caminhar, correr e saltar, entre outros. Por isso, é muito solicitado durante a prática de atividades esportivas com impacto, como futebol, corrida, tênis, basquete, etc.

O Dr. Maurício de Moraes, do Centro Ortopédico Paulistano (COP), explica que a entesite pode acometer principalmente a região glútea, causando dores e limitando os movimentos.

Entre os atletas que praticam corrida, por exemplo, o problema é bastante comum. “Trata-se de uma inflamação dos tendões, que gera dor na região glútea, piorando durante a atividade física ou simples atos, como levantar-se da cadeira, entrar e sair do carro, e podendo tornar-se incapacitante em casos crônicos”, afirma o médico do COP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diagnóstico correto do paciente é muito importante para que seja realizado o tratamento adequado. “Após a melhora, também recomendamos o treinamento e o preparo físico-muscular dessas estruturas”, destaca o Dr. Maurício de Moraes.

Para evitar a entesite, o médico do COP recomenda aos atletas:

– fortaleça e alongue os músculos da região do quadril;

– corra em terrenos nivelados;

– diminua a sobrecarga dos treinamentos esportivos;

– tenha acompanhamento profissional;

– respeite os dias de descanso.

– se sentir dor na região, procure um médico.