Como escolher o tênis ideal para sua necessidade

Artroplastia de quadril: entenda quando a técnica é indicada
21 de agosto de 2023
Ortopedista do COP participa de workshop nos Estados Unidos
14 de novembro de 2023

A maioria das pessoas ama tênis, afinal, além de confortáveis, hoje existem modelos até para os estilos mais clássicos e menos despojados. Desde praticar uma atividade física até ir para o trabalho (quando o dress code permite), esse é um acessório “coringa” em grande parte dos guarda-roupas.

No entanto, você sabe qual o tênis ideal para a saúde dos seus pés, coluna e joelho, ou costuma escolher apenas pelo conforto ou visual?

De acordo com o Dr. Samuel Cho, ortopedista do Centro Ortopédico Paulistano (COP), o primeiro passo é descobrir o seu tipo de pisada. A partir disso, é possível definir o melhor calçado para cada tipo de atividade.

E com os tênis não é diferente. Existem solados mais altos, mais baixos, com ou sem amortecedor, características que influenciam positiva ou negativamente dependendo de como seus pés se comportam quando você pisa.

O modelo certo para cada pisada

A pisada do tipo pronada, por exemplo, quando se força o pé para dentro e toca o solo primeiro com o calcanhar e em seguida transfere todo o peso para o restante da parte interna, forçando, principalmente a região dos dedões, exige um tênis com reforços extras na parte externa do calcanhar, solados mais altos e com estrutura de apoio para o arco dos pés (que é bem reduzido nos portadores de pisadas pronadas) e com um revestimento macio e confortável.

Já o tipo supinada, chamada de “pisada para fora”, que é o apoio da região lateral para o lado de fora da região do antepé em contato com o solo, pede um tipo de tênis mais baixo, porém, com reforço extra na parte frontal, amortecedores eficientes e bastante estabilidade.

Por último, a pisada neutra, que caracteriza o contato uniforme do pé com a superfície, abrangendo calcanhar, antepé e arco plantar de forma proporcional, também exige um tênis neutro, ou seja, de solado reto, que apresenta o mesmo suporte de ambos os lados da entressola.

É importante lembrar ainda que usar tênis muito apertados, com pouca respiração, ou mesmo modelos que não se adequam a sua pisada, pode forçar os músculos e causar problemas nos tornozelos, joelhos, pés, tendões e até na coluna.

A boa notícia é que hoje existe uma infinidade de modelos que combinam tecnologia, preço e estilo para todos os gostos (e bolsos).

Para mais informações sobre o calçado ideal para o seu tipo de pisada, acesse o blog do COP ou agende uma consulta
com um dos ortopedistas da clínica.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação