Atletas de fim de semana têm maior risco de lesões ortopédicas

Médico do COP recomenda intercalar corrida com caminhada
15 de abril de 2025

Você já ouviu a expressão “atletas de fim de semana”?

Atletas de fim de semana têm mais riscos de lesões ortopédicas

Atletas de fim de semana têm mais riscos de lesões ortopédicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana para manter a saúde geral.

No entanto, muitas pessoas treinam apenas aos sábados e domingos por conta da correria do dia a dia e da rotina de trabalho durante a semana.

O Dr. Maurício de Moraes, médico do Centro Ortopédico Paulistano (COP), alerta para o risco de lesões ortopédicas nesses casos:

“A prática de exercícios físicos apenas no final de semana, principalmente quando o esforço é muito intenso, aumenta o risco de lesões, pois o corpo não está acostumado”.

O risco aumenta se o atleta não estiver usando o calçado adequado para a prática esportiva.

Recomendações do ortopedista do COP para atletas de fim de semana

O ortopedista acrescenta que o ideal é realizar a atividade física de forma constante, ou seja, de três a quatro vezes por semana.

“A atividade regular ajuda o atleta a fortalecer a musculatura, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória e evitar inúmeros problemas de saúde”.

O ortopedista destaca ainda que, para ganhar massa muscular, o corpo precisa de descanso após o estímulo, mas esse processo só ocorre quando há ritmo e periodicidade adequados.

Por isso, a recomendação é manter a frequência e o foco nos treinos para que o atleta adquira condicionamento físico e alcance os resultados.

Outra dica é iniciar qualquer atividade física com moderação e aumentar gradativamente a intensidade e o ritmo.

Como última recomendação, o Dr. Maurício de Moraes ressalta que se o atleta sentir dores, mesmo que moderadas, ele deve procurar um médico para uma avaliação.

“Lesões não tratadas representam uma das principais causas de abandono da atividade física. Daí, a importância do diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza o ortopedista do COP.

Se você tem alguma dúvida sobre lesões ortopédicas durante a prática de exercícios, entre em contato com um dos especialistas do Centro Ortopédico Paulistano.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação