Estenose de canal: saiba mais sobre o que levou Xuxa à cirurgia na coluna

Lesões do joelho no futebol: conheça as mais comuns
28 de novembro de 2025
10 dicas para um Ano Novo repleto de saúde
29 de dezembro de 2025
Xuxa passa por cirurgia na coluna

Xuxa passa por cirurgia na coluna

Uma estenose de canal levou, na semana passada, a apresentadora Xuxa Meneghel a passar por uma cirurgia na coluna lombar.

Estenose de canal faz Xuxa passar por cirurgia na coluna

Estenose de canal faz Xuxa passar por cirurgia na coluna

Trata-se da compressão de um nervo dentro do canal vertebral onde passa a medula espinhal e os nervos que vão para os membros superiores e inferiores.

De acordo com o Dr. Fabricio Ueno, ortopedista do COP, o problema ocorre devido ao aumento das facetas, estruturas que correspondem à articulação da coluna, por conta do desgaste natural com o envelhecimento.

“Normalmente, acomete pessoas com idade acima dos 55 anos, porém, não significa que todos terão a doença”, ressalta o médico.

Os principais sintomas são, por exemplo, dor na região lombar da coluna e nas pernas. Já o tratamento dependerá dos sinais e sintomas de cada paciente.

“Podemos optar desde um tratamento à base de medicação e fisioterapia a um tratamento cirúrgico, minimamente invasivo, ou mesmo a cirurgia convencional”, esclarece o Dr. Fabricio Ueno.

Xuxa foi submetida a uma cirurgia minimamente invasiva, chamada cirurgia endoscópica da coluna, e, de acordo com o boletim médico, já recebeu alta e passa bem.

Cirurgia endoscópica da coluna no tratamento de estenose de canal

Há pelo menos três décadas, existe uma técnica minimamente invasiva para tratar problemas da coluna.

Trata-se da cirurgia endoscópica, recomendada para o tratamento de patologias como hérnias de disco, síndromes compressivas, cistos lombares e alguns tipos de estenose do canal vertebral.

Os ortopedistas do COP, Dr. Maurício de Moraes e Dr. Fabrício Ueno, são especialistas nesse tipo de cirurgia.

Como a cirurgia endoscópica da coluna é realizada?

A cirurgia endoscópica da coluna é realizada no centro cirúrgico.

Porém, como o procedimento é minimamente invasivo, na maioria dos casos, o paciente pode receber apenas anestesia local.

Através de uma pequena incisão (cerca de 8 milímetros), é introduzida uma câmera de vídeo acoplada a uma cânula e instrumentos de alta precisão.

O procedimento requer a infusão de soro fisiológico e visualização em telas de alta definição.

Dessa forma, a técnica permite atingir apenas a área da coluna afetada, preservando os tecidos saudáveis e atuando no ponto exato da dor.

As principais indicações para a técnica são, por exemplo, hérnias de disco, síndromes compressivas, cistos lombares e alguns tipos de estenose do canal vertebral.

Cirurgia endoscópica da coluna e os benefícios para o paciente

A cirurgia endoscópica da coluna traz inúmeros benefícios para o paciente quando comparada a uma cirurgia tradicional.

Na maioria dos casos, o paciente tem alta no mesmo dia e consegue sair andando do hospital.

Além disso, a cirurgia endoscópica da coluna está no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com isso, o procedimento pode ter cobertura dos planos de saúde.

Para saber mais, agende uma consulta com um dos especialistas do Centro Ortopédico Paulistano.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação